FAQ - Perguntas Frequentes
• Prazo para Criação de Layouts
O prazo de criação de material gráfico é estipulado de acordo com a amplitude e a complexidade do trabalho solicitado. Tratamento de imagens, recortes e montagens demandam um bom tempo hábil para execução, podendo até ser passível de ajustes para o processo de finalização como cortes especiais ou ajustes de dimensões.
Com relação a cores, a versão digital de aprovação sempre será ilustrativa, ou seja, ela sempre irá divergir do resultado final devido as impossibilidades físicas e técnicas da tecnologia atual.
Materiais fora do padrão correto para impressão serão ajustados, mediante orçamento, para não prejudicarem o processo final de impressão. Dentre os itens, estão: Textos perto da margem de segurança, Imagens com qualidade prejudicada ou inferior a 150DPIs e Ajuste de Modo de Gerenciamento de Cores (RGB / CMYK).
• Variação de Cor
Existe uma variação de 10%, para mais ou para menos, de tons de cores durante o processo de impressão. Portanto, uma cor pode ficar 10% mais escura ou 10% mais clara do que a original. Considere esta variação quando estiver fazendo a arte do seu material e quando recebê-lo.
Provas enviadas por email podem sofrer variação de cor, devido a plataforma de visualização utilizada pelo cliente (monitores descalibrados / com muito brilho ou a falta do mesmo / saturação de cor do monitor ou com tempo de vida fora de uso convencional).
• Variação de Quantidade
Existe uma variação natural de quantidade durante o processo de impressão. Esta variação é de 10%, para mais ou para menos. Portanto, poderão ser impressas quantidades maiores ou menores de 10% da quantidade solicitada pelo cliente. Devido a este processo, a gráfica aplica o processo padrão de colocar 25% a mais de papel na máquina, em relação à quantidade solicitada pelo cliente. Considere esta variação antes de verificar a quantidade recebida do seu material.
• Cor Preta
Existe uma limitação técnica no ramo gráfico que torna inviável a impressão do que chamamos de “preto carregado”, identificado como C:100 M:100 Y:100 K:100 ou variáveis desta profundidade. Para solucionar esse problema, na criação de sua arte, utilize o “preto puro”, identificado como C:0 M:0 Y:0 K:100, para textos e o “preto calçado”, identificado como C:20 M:0 Y:0 K:100, para preenchimento de elementos ou fundos.
• Responsabilidades do Cliente
É de inteira responsabilidade do cliente, através da prova disponibilizada por email ou impressa, conferir, verificar e apontar se as informações, contidas no layout do seu material a ser produzido, estão corretas. E isso inclui textos, títulos, telefones, e-mails, redes sociais, nomes técnicos, funções, cargos e nomes próprios, entre outros.
• Aprovação
Uma vez que o cliente aceite a produção, de acordo com o layout oferecido, nos isentamos da responsabilidade de realizar uma nova conferência antes de produzir o material solicitado, bem como de realizar qualquer tipo de interação manual com os arquivos finais.
Layouts para aprovação sempre serão em formato JPG, com marca d’Água da Ploter & Cia. Não entregamos arquivos fontes e/ou PDF final.
• Arquivos Externos ou de Terceiros
Arquivos entregues de terceiros ou que provém do próprio cliente estão isentos de correção por serem consideradas como corretas. A alteração destes arquivos pode ser solicitada mediante uma solicitação, por escrito, do cliente e a aprovação do layout, que será enviado via e-mail com uma nova data de entrega.
• Reprodução de Material com Divergência ao Material Aprovado
Caso confirmada a divergência, a reprodução será realizada sem qualquer ônus pra o cliente, desde de que observados todos os itens descritos neste regimento.
Os prazos de produção de materiais onde haja processo de reprodução passam a contar a partir da data em que o item foi colocado para reprodução.
• Cancelamentos de Pedidos
Podem ser solicitados pelo próprio cliente através do nosso balcão de atendimento, desde que o material já não esteja em produção. Não será possível efetuar cancelamento de materiais que já estejam em processo de produção. Caso não esteja em produção, o pedido será cancelado e os valores pagos serão devolvidos ao cliente.